sábado, 28 de janeiro de 2012

A Paraíba poderá emplacar novo ministro das Cidades

Por Damião Gomes

A Paraíba poderá ser contemplada com uma cadeira na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, por ocasião da reforma ministerial que a presidente Dilma Rousseff já iniciara com as posses de Aloísio Mercadante e de Marco Antonio Raupp, nos ministérios da educação e da Ciência e Tecnologia, respectivamente, ocorridas nesta semana. Trata-se da possível nomeação do deputado paraibano e atual líder do Partido Progressista na Câmara dos deputados, Agnaldo Ribeiro,  para ocupar o Ministério das Cidades, no lugar do também deputado Mário Negromonte, do PP da Bahia, que não estaria agradando ao Planalto, além de ter tido o nome de alguns auxiliares envolvidos em denúncias de corrupção, fato que levou o Governo a demitir o chefe de gabinete do ainda ministro, o senhor Cássio Peixoto.

Agnaldo Ribeiro conquistou a simpatia do Palácio do Planalto durante o período em que liderou (ainda lidera, é verdade) a bancada do Partido Progressista na Câmara dos Deputados, quando aquele partido esteve majoritariamente empenhado na aprovação de matérias de interesse do Governo, a exemplo da votação do Código Florestal, cujo projeto enfrentou uma forte resistência na base de sustentação do Governo nas duas casas do Congresso Nacional, de modo especial no Senado Federal, onde a oposição detém um maior poder de fogo.

Com a escolha de Agnaldo Ribeiro para comandar o Ministério das Cidades, a Paraíba voltaria a se destacar no cenário nacional, posição que ostentou há algum tempo atrás quando esteve representada na equipe ministerial, no governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso, com Cícero Lucena e Fernando Catão, que assumiram a Secretaria Especial de Políticas Regionais, que à época tinha status de ministério. A classe política paraibana deveria, independente de coloração partidária,  se unir em torno do nome de Agnaldo Ribeiro para ocupar tão relevante cargo na esfera federal. É o que se espera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário