sábado, 27 de outubro de 2012

Brasília aos olhos do brasileiro

Por Damião Gomes

A capital da República é conhecida e reconhecida como a terra promissora, cuja renda per capita ultrapassa, em muito, a média nacional, dando margem à interpretações as mais variadas possíveis, que beiram ao absurdo de colocar a imensa maioria da população brasiliense na vanguarda dos que ostentam a melhor qualidade de vida dentre todos os brasileiros; o que não reflete a realidade, que aponta Brasília como a cidade, cujo custo de vida é o mais elevado, levando-a à maior desigualdade social de sua população, em comparação com outros estados, no que tange à disparidade entre a maior e a menor renda que contemplam o trabalhador de Brasília.

Também é verdade que a capital de todos os brasileiros tem sido vítima, num passado recente, de maus gestores, que colocaram a cidade nas páginas policiais, dando a impressão de que a sua população é conivente com os desmandos praticados por parte da elite política local, que tem governado a cidade ignorando princípios republicanos, que devem nortear às ações daqueles que almejam dirigi-la com extremo zelo pela coisa pública. É bastante perceptível ao brasiliense, que não tem fácil acesso ao Poder, constatar o pouco apreço, e até a incompreensão de alguns co-estaduanos, quando de incursões destes em várias regiões do País. Não é incomum, pois, ouvir impropérios daqueles que, pelo simples fato, de se apresentarem procedentes da capital Federal, são alcançados pela pecha de desonestos; como se Brasília não fosse constituída, em sua ampla e eclética maioria, por pessoas dignas e honradas.

Por fim, como capital de todos os brasileiros, é legítimo que a população de todos os Estados assuma, de fato, a responsabilidade pela condução dos destinos do País, a partir de sua capital, que obrigatoriamente sedia os poderes da República. Pois, não me parece razoável, que apenas e tão somente, a população originária de Brasília assuma o ônus pelos desmandos que aqui são praticados, por indivíduos que são importados das mais variadas unidades da federação. Não guardando isonomia com o bônus, que, via de regra, não contempla esta mesma população.


Nenhum comentário:

Postar um comentário