domingo, 15 de janeiro de 2012

Bastidores da política

Por Damião Gomes

É impressionante como José Dirceu continua a exercer influência na política brasileira, apesar de ter tido o mandato de deputado federal cassado em 2005, por envolvimento no chamado esquema do mensalão do PT, do qual era considerado chefe. Tanto no Governo Federal quanto em administrações petistas a nível estadual e municipal não é rara a presença de Dirceu quando o assunto é crise, sobretudo quando esta é provocada por denúncias de corrupção.

Tem sido assim na queda de ministros do atual Governo, como o foi durante toda a gestão do ex-presidente Lula. No período em que o então ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foi alvo de pesadas denúncias de corrupção, envolvendo vários órgãos de sua pasta, a exemplo do DNIT, recebeu apoio de Zé Dirceu para continuar no cargo; contudo, esse apoio não foi suficiente para segurar o ministro no Governo, pela contundência como essas denúncias eram divulgadas na imprensa.

De igual modo, por ocasião das denúncias de corrupção envolvendo o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o ex-ministro da Casa Civil  foi peça importante para mobilizar apoios e blindar o petista, que corria o risco de sofrer um processo de empeachment com base nas denúncias apresentadas.

Além da influência nessas administrações, Dirceu continua a ser requisitado para atuar em ano eleitoral, principalmente quando se trata da montagem de palanques fortes, que assegurem a eleição de candidatos do PT ou que estejam a ele coligados, nos estados e municípios mais importantes, do ponto de vista eleitoral.
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário